Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Relembre as exposições e mostras do IC em 2022

Entre os nomes celebrados neste ano estão Bispo do Rosario, Lia de Itamaracá, Dias Gomes e Tônia Carrero; ao todo foram mais de 420 mil visitas

Publicado em 28/12/2022

Atualizado às 20:14 de 24/04/2023

Ao longo de 2022, a sede do Itaú Cultural (IC), na Avenida Paulista, 149, recebeu mais de 420 mil visitas nas exposições de artes visuais e nas mostras do programa Ocupação. Foram oito artistas e pensadores homenageados e uma exposição coletiva que traz 25 artistas e coletivos de todo o Brasil. Quem não conseguiu visitar os espaços expositivos pode conferir uma série de materiais on-line produzidos para as exposições, como entrevistas em vídeo, publicações, visitas comentadas e minidocumentários, que complementam a experiência do público.

Além da lista abaixo, o IC promoveu a Ocupação Nise da Silveira no Museu de Imagens do Inconsciente (MII) – espaço criado, há 70 anos, pela doutora Nise –, no Rio de Janeiro, e a instalação Perder a imagem, em sua própria sede, criada pelo músico, pesquisador e poeta Tiganá Santana e inspirada nas ideias da historiadora Beatriz Nascimento (aberta até 12 de fevereiro de 2023). Também é válido ressaltar que a Coleção brasiliana, mostra permanente no Espaço Olavo Setubal, teve mais de 96 mil visitas.

E você, qual exposição visitou neste ano?

A virada de ano trouxe de 2021 três mostras: as ocupações sobre Paulo Freire (com mais de 50 mil visitas) e Benjamim de Oliveira (com mais de 51 mil visitas) e a exposição Tunga: conjunções magnéticas (com mais de 46 mil visitas).

Reverenciado mundialmente, o educador pernambucano é dono de uma célebre empreitada que marcou a história da educação no país. A Ocupação Paulo Freire também marcou presença na Festa literária internacional de Paraty (Flip) e na Bienal do livro deste ano e está, atualmente, em exposição no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe). Acesse o site exclusivo.

Compartilhe